Uma das coisas que mais me impressionaram nessa minha pequena passagem pela Europa foram as pérolas que ouvia de alguns hóspedes do albergue que fiquei/trabalhei. Entendo que pra muita gente albergue é novidade, mas calma lá, somar dois mais dois não é assim tão difícil. Eis as frases mais impressionantes:
- De um e-mail reservando um quarto. “Olá. Eu fiz uma reserva pra mim e três amigos num quarto quádruplo. Qual a probabilidade de eu e meus amigos termos que dividir esse quarto com mais gente?” (NÃO QUERIA TE CONTAR, MAS EXISTEM UMAS ALMAS QUE ASSOMBRAM O ALBERGUE...)
- De uma pessoa comprando cerveja no bar do albergue: “para comprar a cerveja, você tem que primeiro ir até a ticket machine e comprar um ticket, depois vir ao bar.”...Vinte minutos depois, volta o “cliente”..: “Pô, eu fui na máquina, pus o dinheiro, mas tudo o que saiu foi um papelzinho, eu não quero um papelzinho, por que não saiu a cerveja?” (JÁ EXPERIMENTOU EXPREMER O TICKET?)
- De um hóspede levando uma multa da polícia por ter urinado pela sacada (bêbado, óbvio) “não vi nenhum aviso dizendo que não podia...” (FALHA NOSSA..)
- Ao telefone, quando trabalhava na recepção: “Hostal x, boa tarde?” “Boa tarde, da onde você é?” “Sou do Brasil” “Que bom, você fala japonês?” (CLARO, É O DIALETO OFICIAL DO BRASIL)
- Sobre o café da manhã (lembre-se ALBERGUE não é HOTEL): “oi, vi que o café é das 8h às 10h, mas eu faço check out às seis, posso tomar café antes?” (SIM, NA PADARIA DA ESQUINA, PAGANDO)
- A los hermanos (em tempo,por que os chamam assim? Hermanos de quem, por favor?) Regras são regras, quando se diz não se pode consumir bebidas alcoólicas compradas fora do albergue sob pena de confisco é porque NÃO SE PODE CONSUMIR BEBIDAS ALCOÓLICAS COMPRADAS FORA DO ALBERGUE SOB PENA DE CONFISCO (para proveito do próprio staff, óbveo). Se eu vejo teu copo com um liquido amarelado, com cheiro de Red Bull com vodca, com jeito de Red Bull com vodca, com aparência de Red Bull com vodca e sendo eu a pessoa que está trabalhando no bar, é porque tonta não sou. E se vou te dar um aviso para guardar a bebida porque assim diz a regra, não me venha dizer, argentina de miércoles, que esto ES ZUMO DE UVA!
- Esta foi fora do albergue. De um gerente de uma das maiores lojas de departamentos de Londres. “Você é do Brasil? Da capital, Rio de Janeiro?” “Não, a capital não é o Rio de Janeiro, é Brasília”. “ah...mudou, é?” (PUTS, ESQUECERAM DE AVISAR VOCÊS?)